Surfadelica

Gênero: música latina | samba rock

Surfadelica

Descrição

Surfadelica faz música instrumental de inspiração pop, rótulo esse de uso amplo, onde cabe também a experimentação, o uso de estruturas não convencionais e elementos diversos.

Uma das bandas mais inovadoras do rock instrumental nacional, o Surfadelica busca expandir os limites do que se convencionou chamar de surf music.

Além das influências de ícones do gênero como Dick Dale e The Shadows, o Surfadelica mistura psicodelia, grunge, shoegaze, noise e outros elementos musicais, criando assim um som personalizado e característico. O resultado é uma música melódica, com apuro harmônico e criatividade.

Mesmo com apenas quatro anos de estrada, o trio formado pelos experientes Carlos Nishimiya (guitarra), Fábio McCoy (bateria) e o novato Marcello Morettoni (baixo) impressiona pela maturidade do seu som.

O Surfadelica já se apresentou em festivais como o Campeonato Mineiro de Surf (Belo Horizonte – MG) e o Máxxxima Rock (Goiânia – GO) dividindo o palco com bandas como os Autoramas e o Fóssil, alem de shows em casas de São Paulo como CB, Astronete Bar, FNAC Paulista, SESCs Santana, Presidente Prudente e São Carlos.

O primeiro CD, lançado em abril de 2008, Surfing On The Desertshore, com 11 composições próprias, tem recebido muitos elogios da crítica especializada. Pela consistência de suas composições, obteve a nota máxima do crítico americano Phil Dirt, guru e maior autoridade da surf music internacional.

O segundo CD, Search And Not Destroy, foi lançado em novembro de 2010. São novas onze canções do guitarrista Carlos Nishimiya, gravadas ao longo dos primeiros oito meses do ano. A banda buscou explorar ainda mais sua busca por novas sonoridades, utilizando efeitos eletrônicos e mais recursos de estúdio, mas sempre mantendo o foco no seu estilo raiz de surf instrumental. Neste disco foram usados violões, craviolas, teremim, osciladores e guitarra 12 cordas, formando uma teia de sons que exploram ao máximo o potencial harmônico e melódico das composições.

Integrantes:
Carlos Nishimiya – guitarra e composições. Nos anos 80 tocou com a banda underground paulista Maria Angélica Não Mora Mais Aqui formada pelo crítico musical Fernando Naporano. Com o grupo gravou o primeiro LP, “Outsider” em 1989 e em seguida uma faixa da coletânea “Sanguinho Novo”, um tributo a Arnaldo Baptista lançado pelo selo Eldorado. Com o Maria Angélica se apresentou em dezenas de shows, incluindo duas apresentações com Arnaldo por ocasião do lançamento de “Sanguinho Novo”.

Desde o começo dos anos 90 acompanha Kid Vinil tendo gravado com ele o segundo CD do Magazine, “Na Honestidade” (pelo selo Trama em 2002). Desde 2005 Carlos e Kid Vinil tem o seu projeto Kid Vinil Xperience com a qual lançaram o CD “Time Was” em outubro de 2010.

Atualmente toca também com a banda Continental Combo, que já está em seu terceiro CD. Carlos entrou para o Continental Combo em 2009 participando com sua guitarra e composições no segundo CD, “A Vida É Um Mistério” (Monstro Discos, 2009) e o mais recente, “Conveniências Na Cidade” (selo Voiceprint, março de 2011), alem de inúmeras faixas exclusivas para coletâneas.

Fabio McCoy – bateria. É membro fundador da banda de rockabilly Crazy Legs que foi formado em 1996 e já tem sete CDs lançados, um compacto 7 polegadas (2006), alem de incontáveis faixas em coletâneas lançadas no exterior. O Crazy Legs já alcançou um status sem igual no rock brasileiro, tendo já feito shows na Europa e nos Estados Unidos. Alem do Crazy Legs Fabio também toca com o Kid Vinil Xperience desde 2007 e com quem gravou o CD “Time Was”, lançado em outubro de 2010.

Já fez parte também da Alex Valenzi & The Hideaway Cats, com quem gravou o único CD “No Different Than You” (2007). Com essa banda McCoy fez uma excursão pelo Brasil com o grande guitarrista americano, o lendário James Burton (que foi músico de Elvis Presley), alem de ter tocado também no festival Viva Las Vegas na cidade americana.

Alem de todas essas atividades Fabio ainda é dono do selo Bad Habits Records, especializado em lançar bandas de rockabilly.

Carlos Rodrigues – baixo. Apesar do Surfadelica ser sua primeira banda profissional Marcello é um músico jovem, mas com formação erudita e popular, demonstrando enorme virtuosismo e técnica.

Discografia:
– Search And Not Destroy (CD, Reverb Brasil Records, novembro de 2010);
– Surfing On The Desertshore (CD, Pisces Records, abril de 2008);
Moons Of Saturn (EP virtual, 2008);

Participações em Coletâneas:

Ziggy Played Surf Guitar (Inglaterra, Cordelia Records, junho de 2011, tributo a David Bowie. O Surfadelica colaborou com sua versão exclusiva para a música “Five Years”)

A Date With The Cramps (Brasil, selo Pisces Records, 2011, tributo brasileiro aos Cramps. O Surfadelica entra com a faixa exclusive “Don’t Eat Stuff Off The Sidewalk”)

O Grito Vol.1 (Brasil, selo Coquetel Molotov/O Grito, coletânea virtual reunindo faixas de 17 dos artistas mais promissores da atualidade, 2008).

Brazilian Surf A-Go-Go Vol.1 – The Attack Of The Tiki Waves (Portugal, 2008, LP coletânea lançada pelo selo Groovie Records. O Surfadelica comparece com uma faixa, “Questionable Navigation” (Early Mix), 2007).

Tributo Ao Álbum Branco dos Beatles Vol.1 (Brasil, CD duplo lançado pelo selo Discobertas em outubro de 2008). 30 bandas brasileiras revisitam o famoso álbum duplo dos Beatles. O Surfadelica contribuiu com a faixa exclusiva “Why Don’t We Do It In The Road”.

Further Beyond The Sea – The Surf Instrumental Bands Of The World Miraculously Extend Their Repertoire (Lançado na Inglaterra pelo selo Cordelia, julho 2009) Coletânea que reune 22 bandas do mundo inteiro reinterpretando instrumentalmente músicas de sucesso. O Surfadelica entrou com a faixa exclusiva, “The Modern Way”, sucesso dos Kaiser Chiefs.

Don’t Stop Now – Um Tributo Ao Guided By Voices (Brasil, selo Transfusão Noise, setembro 2009) O Surfadelica gravou a faixa “Alright”. Tributo à banda americana Guided By Voices com 31 bandas brasileiras.

Beatles ’69 – Vol.2 – O Outro Lado da Abbey Road (Brasil, selo Discobertas, outubro de 2009) 21 artistas brasileiros interpretando músicas gravadas pelos Beatles em 1969, incluindo faixas que permaneceram inéditas até hoje. O Surfadelica reinterpretou “Hot As Sun”, faixa instrumental composta por Paul McCartney.

Beatles ’67 – Vol.2 (Brasil, selo Discobertas, junho de 2010). Mais um lançamento do selo Discobertas, explorando o catálogo completo dos Beatles. Desta vez foram todas as músicas gravadas pela banda em 1967. O Surfadelica contribuiu com a faixa “Drilling A Hole”.

The Continental Magazine #18 (selo Double Crown Records, 2011). A banda teve uma faixa de seu CD “Search And Not Destroy” incluida no CD que veio com a revista americana, que reúne 24 faixas de 24 bandas de surf music instrumental de todo o mundo.

Vídeo

Contrate a Banda

Data do evento:

UA-67448327-1